Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Vila Verde promove semana de atividades para assinalar Dia da Pessoa com Deficiência
Município de Braga abre concurso para fornecimento de refeições escolares aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, secundárias e artístico

Vila Verde promove semana de atividades para assinalar Dia da Pessoa com Deficiência

ANEIS reclama responsabilização do poder político

Vila Verde promove semana de atividades para assinalar Dia da Pessoa com Deficiência

Cávado

2021-11-28 às 15h15

Redacção Redacção

Lançamento do livro “Histórias comidas: Eu Consigo!” e do selo “Empresas e Entidades Inclusivas” marcam programa de atividades

Citação

O Município de Vila Verde promove, a partir de segunda-feira, uma semana de atividades dedicadas a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reforçando a estratégia de parceria e cooperação para a inclusão e valorização social das pessoas com deficiência.

O lançamento de um livro desenvolvido pelos utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que foram os autores de ilustrações que permitem ler e contar histórias, marca o programa, que envolve diversos espaços e instituições.

A Escola Secundária de Vila Verde acolhe na segunda-feira, às 10h00, a projeção do filme “Campeones”, de Javier Gutiérrez, seguindo-se um programa na Rádio Voz do Neiva – “CLDS com Voz” –, com a participação do Lar Residencial e CAO da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e o Complexo local da APPACDM de Braga.

Estas instituições estarão novamente juntas na terça-feira, para uma ação de sensibilização da comunidade para as questões da inclusão das pessoas com deficiência, com a distribuição de crachás à população

Na quinta-feira, será a vez de envolver o setor económico e empresarial na causa da inclusão social, com o lançamento do selo “Empresas e Entidades Inclusivas”, numa cerimónia que terá lugar às 11h00, na Casa do Conhecimento, onde será ainda apresentado o vídeo Alta Promoção”.

“Histórias comidas: Eu Consigo!” é a obra a apresentar na sexta-feira, 3 de dezembro, num momento alto do programa que marca a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Num trabalho orientado pela professora de educação visual Mi Maria Martins, o livro desenvolve-se com desenhos, sendo cada um adaptado à palavra, ao texto que cada “leitor” pretende construir.

Numa iniciativa do complexo de Vila Verde da APPACDM, a edição do livro “Histórias comidas: Eu Consigo!” pretende partilhar um meio facilitador para a inclusão, em função das necessidades, capacidades e nível de funcionalidade de cada ‘leitor’.

“Desenhado” de forma ajustada à população com deficiência intelectual, o livro contribui opara “minimizar a frustração, aumentar a autoestima e a motivação das pessoas com dificuldades em aceder aos livros da forma convencional.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho