Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Vinhos verdes e o melhor da gastronomia harmonizam à boa mesa no Vinho Verde Fest
Unidade de Saúde de Apúlia reabriu hoje

Vinhos verdes e o melhor da gastronomia harmonizam à boa mesa no Vinho Verde Fest

Ciclo de Música de Câmara é ‘catalisador’ da arte em tempos de pandemia

Vinhos verdes e o melhor da gastronomia harmonizam à boa mesa no Vinho Verde Fest

Economia

2020-09-14 às 06h00

Redacção Redacção

Vinho Verde Fest promoveu ontem mais um jantar vínico que contou com a harmonização dos vinhos da Adega de Ponte da Barca e o receituário do Chef Vinagre que promoveu mais um jantar vínico no seu espaço.

Foi com show de frutos silvestres com cervejola acompanhado de cervejola red e Adega de Ponte da Barca Rosé Reserva 2019 que o jantar vínico no restaurante do Chef Vinagre abriu as hostes a um bom momento à mesa, no âmbito do Vinho Verde Fest.
Ainda nas entradas, elegantes alfaces com aromas do mar harmonizadas com o vinho Adega de Ponte da Barca Loureiro 2019 e Adega de Ponte da Barca Alvarinho 2018 faziam antever um magnífico prato principal. E assim foi. Arroz malandro de rabo de boi com naquinhos de vitela em carqueja acompanhado de Adega Ponte da Barca Loureiro Reserva de Sócios 2017 e Adega de Ponte da Barca Vinhão Reserva 2019.
O Pudim Abade de Priscos com gelado mesmo e ladeado de fruta foi a sugestão doce e a acompanhar um Espumante Adega Ponte da Barca Loureiro Bruto 2019 e Aguardente Vínica Adega Ponte da Barca Velha. Para finalizar, o convite foi beber o bombom e comer o café e a acompanhar Aguardente Vínica Adega de Ponte da Barca.

Ora, este foi o quarto jantar vínico de um ciclo que se insere no Vinho Verde Fest e que decorrem durante todo o mês de Setembro, em Braga, e que contam sempre com a harmonização dos vinhos de um produtor de vinhos, com o melhor da gastronomia. Têm como objectivo é proporcionar vários momentos de degustação, explorar a harmonização do vinho à gastronomia, bem como aumentar o conhecimento e a apreciação dos vinhos.
Para Rui Marques, director geral da Associação Comercial de Braga, tem sido uma experiência muito positiva, com uma adesão bastante interessante, apesar do contexto difícil que vivemos conseguimos uma jornada muito positiva de valorização quer da nossa gastronomia, quer do vinho verde e dos seus melhores intérpretes que têm sido algumas das casas que têm aderido ao evento”, realçando que “é uma forma de as empresas se promoverem, um serviço mais sofisticado e de estimular à inovação, obrigando os chefs a sair da sua zona de conforto e pensar em algo especial para o jantar vínico que harmonize com os vinhos que são servidos”. Esta é a 7.ª edição do Vinho Verde Fest, a maior festa de celebração do Vinho Verde e que, este ano, acontece durante este mês de Setembro, e num formato mais digital.

Um ciclo de jantares vínicos é uma das novidades da programação deste ano do Vinho Verde Fest. “Foi a grande inovação deste ano foi este formato dos jantares vínicos e, claramente, é para ficar”, disse Rui Marques, lembrando que “surgiram da dificuldade que nós vínhamos tendo no passado de envolver a restauração, mas ainda não tínha- mos conseguido encontrar o melhor modelo de ligar a restauração ao festival e a Covid -19 acabou por ser um facilitador de uma solução que ainda não tínhamos encontrado”.

Também o chef Vinagre considera este modelo “acertado”. “Nesta altura de pandemia e de crise da restauração, estes jantares vínicos vem ajudar a dar algum destaque e a dinamizar o sector”. Do ponto de vista dos produtores dos vinhos verdes, Bruno Almeida, director de Marketing e Inovação da Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, elogiou a audácia da Associação Comercial de Braga e da Câmara Municipal de Braga de “terem tido a coragem de organizar neste formato este Vinho Verde Fest, apesar desta pandemia”, dando nota que a “Adega de Ponte da Barca participou no Vinho Verde Fest desde o início. Nesta edição não podíamos deixar de apadrinhar um destes jantares vínicos que é uma boa forma de levar às pessoas o vinho e a gastronomia”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho