Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Violência doméstica dá mote a duas obras
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Violência doméstica dá mote a duas obras

Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

Violência doméstica dá mote a duas obras

Cávado

2019-02-22 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

‘Sou + Eu’ e ‘Da Infância à Terceira Idade: Intervenção em contextos de violência e crime’ são publicações que assinalaram a passagem do Dia Europeu da Vítima do Crime.

Citação

Um homem, de 70 anos, saiu de casa, durante a noite, só com o cartão de cidadão no bolso. Fugiu do filho agressor e procurou abrigo numa instituição. Uma jovem de 16 anos namorou durante três meses com um homem de 23 anos, que, face à vontade dela de colocar um ponto final na relação, a esfaqueou, deixando-a num vão de escada em estado muito grave. Maus tratos físicos e verbais contados na primeira pessoa e que integram a obra ‘Sou + Eu’, apresentada pela Sol do Ave, na tarde de ontem, na Póvoa de Lanhoso, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que pretendeu marcar a passagem do Dia Europeu da Vítima de Crime, que se assinala hoje. Além desta obra, o Theatro Club acolheu a apresentação de ‘Da Infância à terceira idade: Intervenção em contextos de violência e crime’, que tem como co-autora e coordenadora Madalena Sofia Oliveira, professora auxiliar no Instituto Universitário de Ciência das Saúde, e que se assume como “uma importante ferramenta para a actividade formativa de estudantes das áreas sociais e da saúde, mas também para a prática de todos os profissionais que intervêm, ou pretendem vir a intervir, em matérias relacionadas com a violência e com o crime”.
Em ‘Sou + Eu’, apresentado por Marta Coutada, são trazidas a público doze histórias de vida de homens e mulheres - jovens, adultos e idosos, vítimas de violência doméstica. De entre os relatos, quatro episódios de violência ocorridos em Terras da Maria da Fonte.
“Como crime público que a violência doméstica é desde 2000, é responsabilidade de todos meter a colher entre homem e mulher”, referiu a vice-presidente da Câmara, Gabriela Fonseca, na cerimónia de abertura, fazendo referência às 11 mulheres e uma criança que foram mortas nestes primeiros meses do ano. Números, que segundo a edil, merecem um debate sério e feito por pessoas informadas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho