Correio do Minho

Braga,

- +
‘Virtual Tour’ convida a uma viagem pela Braga bimilenar e contemporânea
Guimarães implementa novo projeto social através do programa Bairros Saudáveis

‘Virtual Tour’ convida a uma viagem pela Braga bimilenar e contemporânea

Dj e produtor DMKZ hoje no Sun7 Antena Minho Radio Show

‘Virtual Tour’ convida a uma viagem  pela Braga bimilenar e contemporânea

Braga

2021-04-17 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Nova plataforma, alojada no site Visitbraga, proporciona uma viagem pela história da cidade e a sua vivência actual, através da visita a monumentos, espaços verdes e equipamentos. São cerca de 2500 imagens 360.º complementadas com informação.

‘Virtual Tour’ é o mais recente projecto da Câmara Municipal de Braga que conduz os visitantes a uma viagem aos dois mil anos de história da Bracara Augusta e à sua realidade actual em quatro idiomas. Alojada no site Visit Braga (visitbraga.travel), a nova plataforma proporciona uma visita virtual, com recurso a imagens 360.º, a vários monumentos e espaços da cidade que traduzem não só a sua riqueza histórica e arquitectónica, mas também sua vivência actual.

Concebido de uma forma prática e simplificada, a plataforma apresenta dois percursos distintos, mas que se complementam. Através do ‘Replay’, o utilizador embarca numa viagem ao passado que é feita através da visita a 12 locais emblemáticos que retratam a história bimilenar de Braga, numa recriação de momentos, percursos, vivências e episódios protagonizados pelos heróis que pisaram terreno brácaro. A Sé de Braga, o Arco da Porta Nova, a Torre de Menagem, a Arcada, a Igreja de Santa Cruz ou o Bom Jesus são alguns dos exemplos.
Através do ‘Play’, o visitante fica a conhecer a vivência presente da cidade e alguns dos projectos e equipamentos que fazem de Braga uma cidade jo- vem, pujante e empreendedora.?O Altice Forum Braga, o Miradouro do Picoto, o Jardim de Santa Bárbara ou o Theatro Circo são alguns dos exemplos apresentados.

Além de imagens que lhe dão uma perspectiva real, em cada um dos espaços a visitar o utilizar encontra também a sua descrição histórica, alguns pontos de interesse, podendo também aceder directamente a links informativos sobre o espaço em causa. Ingredientes que tornam, de acordo com Hugo Teixeira, responsável da empresa bracarense responsável por este projecto, esta plataforma distinta das demais. “Virtuais tours com imagens a 360.º já existem, mas penso que esta interacção do design e menus de informação tornam este projecto diferente dos demais”, referiu o técnico.
Além de dar a conhecer a cidade e o seu património, o vereador do Turismo da câmara de Braga diz que esta nova ferramenta pretende “aguçar o apetite” dos turistas para uma para uma visita física os locais. “O objectivo é criar essa curiosidade” diz Altino Bessa.

O director-geral da Associação Comercial de Braga, que também marcou presença neste lançamento, assumiu que esta é “mais uma peça-chave” de uma estratégia mais ampla para a promoção de Braga do ponto de vista turístico. “Este projecto permite virtualizar uma visita a Braga e isto pode ter uma enorme preponderância em dois momento-chave: no momento de convencer a turista a visitar a cidade e ainda ajudar os que já cá estão a perceber melhor o que podem visitar, numa espécie de guia de orientação”, disse Rui Marques, director-geral da associação bracarense.

“Braga será das primeiras cidades a recuperar os números do turismo”

O vereador do Turismo da câmara de Braga considera que Braga será um dos destinos que mais rapidamente recuperará os valores alcançados antes da pandemia no que ao turismo diz respeito, possuindo todas “as ferra- mentas” necessárias.
O novo projecto promocional ‘Virtual Tour’ está, segundo Altino Bessa, inserido numa estratégia mais alargada que tem sido desenhada ao longo dos últimos anos e que tem projectado o nome da cidade dentro e fora de portas.
O vereador afirma que os números falam por si, apontando a subida que a cidade tem vindo a registar em termos de dormidas, passando das 520 mil em 2017 para 640 mil em 2019, sendo que nos dois primeiros meses de 2020 registou um crescimento de 15 por cento. “Iria ser o melhor ano de sempre. Aliás, estamos convencidos que se vivêssemos essa normalidade, hoje estaríamos a bater um outro recorde”, acrescenta.

“A estratégia é como um puzzle onde vamos colocando peças”, disse ainda Altino Bessa, indicando as várias acções que têm sido desenvolvidas neste âmbito, como o Fórum do Turismo, a Gala do Turismo, a constituição do Conselho Consultivo, além da participação em inúmeras feiras internacionais onde tem sido levada a marca ‘VisitBraga’.
A aposta em algumas visitas alternativas turísticas também merece a atenção do vereador. “Temos apostado na natureza, nas praias fluviais, na rede de percursos pedestres”, ressalva Altino Bessa.

Este trabalho, ainda de acordo com o vereador do Turismo, tem colhido alguns frutos, como é disso exemplo a eleição, em 2019, de Braga como segundo melhor Destino Europeu, concurso onde alcançou a primeira posição este ano. “Independentemente das especulações que se possam fazer à volta disso, o que é certo e que o retorno é inquestionável e tem uma enorme repercussão na imagem da cidade”.
A atractividade que a cidade tem conseguido fez com que, segundo o responsável, Braga atraísse também outros projectos ligados ao turismo, como , por exemplo, de cadeias hoteleiras que investiram na cidade. “A regeneração urbana deve-se também muito àquilo que foi o impulso do turismo”, continua.

Quem corrobora as palavras do vereador é o director-geral da Associação Comercial de Braga. Rui Marques também não tem dúvidas de que Braga será um dos destinos que mais rapidamente irá recuperar os níveis anteriores à pandemia, indicando que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, “de estratégia, de promoção, de articulação com uma rede de parceiros devidamente liderada pelo município e à qual a ACB tem muito orgulho de pertencer”, tem dado bons frutos.
“O sucesso que Braga tem tido não é por acaso. É sinal de trabalho e, sobretudo, da excelência de recursos turísticos que possui. E o mérito que temos alcançado é porque se tem exaltado e dado a conhecer esses recursos”, remata.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho