Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Vitória SC celebra 97.º aniversário
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Vitória SC celebra 97.º aniversário

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Vitória SC celebra 97.º aniversário

Desporto

2019-09-22 às 06h00

Miguel Machado Miguel Machado

Criado a 22 de setembro de 1922 o Vitória Sport Clube celebra, este domingo, o seu 97.º aniversário. As comemorações na cidade berço começam às 11 horas com o hastear da bandeira, na entrada principal do Estádio D. Afonso Henriques.

Citação

O Vitória SC celebra hoje a data festiva dos 97 anos de existência. Como é tradição num dos emblemas mais antigos de Portugal, os associados reúnem-se na entrada principal do Estádio D. Afonso Henriques para assinalar o dia em que o clube nasceu em 1922, no coração da cidade de Guimarães.
Este ano, as comemorações marcam o primeiro mandato do presidente Miguel Pinto Lisboa, de 47 anos, sócio n.º 1598, que foi eleito no passado dia 20 de Junho, tornando-se o 23.º presidente da história do emblema vitoriano.
Para além do desporto rei, onde o Vitória SC é a quarta equipa com mais presenças no maior escalão do futebol português, contando com dois títulos nacionais no seu palmarés — Supertaça ganha em 1987/1988, e a Taça de Portugal conquistada na época 2012/2013 — o clube vimaranense, que mobiliza milhares de adeptos, destaca-se também no desporto pelo seu ecletismo com modalidades referência nacional e internacional como voleibol, basquetebol, natação, pólo-aquático, futebol de praia, taekwondo, boxe e kickboxing, entre outras, e criou esta época o futebol feminino.

Placa assinala local de fundação na antiga ‘Chapelaria Macedo’ 

O dia do 97.º aniversário do Vitória Sport Clube ficará, hoje, perpetuado na história do clube por um momento carregado de simbolismo para os associados vitorianos, pois vai proceder-se à colocação de uma placa comemorativa que passará a assinalar o local de fundação do clube, na antiga ‘Chapelaria Macedo’. 
Recordando o simbolismo deste local, na zona do Toural, bem no centro da cidade de Guimarães, foi aí que o Vitória foi fundado a partir do entusiasmo de António Macedo, dono da ‘Chapelaria Macedo’. Aos domingos um grupo de jovens juntava-se na Chapelaria após a missa para ouvir Macedo falar sobre futebol e comer uns bons rojões acompanhados com vinho verde.

Face ao crescimento do grupo e entusiasmo pela modalidade, começaram a ser disputados jogos entre os elementos do grupo, e de forma a organizar estes eventos foi então criado o Vitória em 1922. António Macedo foi escolhido para presidente do clube, cargo que acumulava com o de treinador e jogador.
Com Macedo faziam parte deste núcleo fundador os irmãos Pires, o Sargento Afonso Dória, Domingos Nobre, Domingos de Magalhães, Mariano Felgueiras (filho), Zeca Neves, Avelino Dantas, José Jorge, Arlindo Ribeiro e Rodrigo Graça.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho