Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Vitória SC celebra 97.º aniversário
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Vitória SC celebra 97.º aniversário

‘A Loja dos Brinquedos’ promove respeito e valorização da diferença

Vitória SC celebra 97.º aniversário

Desporto

2019-09-22 às 06h00

Miguel Machado Miguel Machado

Criado a 22 de setembro de 1922 o Vitória Sport Clube celebra, este domingo, o seu 97.º aniversário. As comemorações na cidade berço começam às 11 horas com o hastear da bandeira, na entrada principal do Estádio D. Afonso Henriques.

Citação

O Vitória SC celebra hoje a data festiva dos 97 anos de existência. Como é tradição num dos emblemas mais antigos de Portugal, os associados reúnem-se na entrada principal do Estádio D. Afonso Henriques para assinalar o dia em que o clube nasceu em 1922, no coração da cidade de Guimarães.
Este ano, as comemorações marcam o primeiro mandato do presidente Miguel Pinto Lisboa, de 47 anos, sócio n.º 1598, que foi eleito no passado dia 20 de Junho, tornando-se o 23.º presidente da história do emblema vitoriano.
Para além do desporto rei, onde o Vitória SC é a quarta equipa com mais presenças no maior escalão do futebol português, contando com dois títulos nacionais no seu palmarés — Supertaça ganha em 1987/1988, e a Taça de Portugal conquistada na época 2012/2013 — o clube vimaranense, que mobiliza milhares de adeptos, destaca-se também no desporto pelo seu ecletismo com modalidades referência nacional e internacional como voleibol, basquetebol, natação, pólo-aquático, futebol de praia, taekwondo, boxe e kickboxing, entre outras, e criou esta época o futebol feminino.

Placa assinala local de fundação na antiga ‘Chapelaria Macedo’ 

O dia do 97.º aniversário do Vitória Sport Clube ficará, hoje, perpetuado na história do clube por um momento carregado de simbolismo para os associados vitorianos, pois vai proceder-se à colocação de uma placa comemorativa que passará a assinalar o local de fundação do clube, na antiga ‘Chapelaria Macedo’. 
Recordando o simbolismo deste local, na zona do Toural, bem no centro da cidade de Guimarães, foi aí que o Vitória foi fundado a partir do entusiasmo de António Macedo, dono da ‘Chapelaria Macedo’. Aos domingos um grupo de jovens juntava-se na Chapelaria após a missa para ouvir Macedo falar sobre futebol e comer uns bons rojões acompanhados com vinho verde.

Face ao crescimento do grupo e entusiasmo pela modalidade, começaram a ser disputados jogos entre os elementos do grupo, e de forma a organizar estes eventos foi então criado o Vitória em 1922. António Macedo foi escolhido para presidente do clube, cargo que acumulava com o de treinador e jogador.
Com Macedo faziam parte deste núcleo fundador os irmãos Pires, o Sargento Afonso Dória, Domingos Nobre, Domingos de Magalhães, Mariano Felgueiras (filho), Zeca Neves, Avelino Dantas, José Jorge, Arlindo Ribeiro e Rodrigo Graça.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho