Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
VITRUS recolhe 18 toneladas de cápsulas de café em Guimarães
Óquei de Barcelos vence FC Porto e empata final do nacional de hóquei em patins

VITRUS recolhe 18 toneladas de cápsulas de café em Guimarães

Póvoa de Lanhoso: desfile de Marchas Populares Terra do Ouro vai juntar cerca de 400 participantes

VITRUS recolhe 18 toneladas de cápsulas de café em Guimarães

Vale do Ave

2025-05-22 às 12h11

Redacção Redacção

Zé Amaro é o embaixador de um projeto que mobiliza a população para a sustentabilidade.

Citação

A Vitrus já recolheu cerca de 1,5 milhões de cápsulas de café usadas, o equivalente a 18 toneladas, no concelho de Guimarães. Esta ação decorre da parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), e tem vindo a ganhar expressão através do envolvimento de empresas, instituições e cidadãos, com o apoio do cantor Zé Amaro, embaixador desta causa.

Na última semana, a VITRUS reforçou a rede de pontos de recolha com a entrega de novos contentores “descápsulas” a entidades ligadas à área do desporto (Xico Andebol), ambiente (Resinorte), saúde (Centro de Inovação Terapêutico) e cultura (A Oficina).

“Este é um exemplo claro do papel que a VITRUS desempenha na transformação ambiental do concelho. Recolher 18 toneladas de cápsulas de café, num projeto que alia inovação, proximidade e sensibilização, demonstra a nossa capacidade de mobilização e o compromisso efetivo com a economia circular. Estamos a dar uma nova vida ao que antes era lixo e a mostrar que pequenas ações, quando feitas em conjunto, têm um grande impacto. Guimarães está, mais uma vez, na linha da frente da sustentabilidade”, destacou Sérgio Castro Rocha, Presidente do Conselho de Administração da VITRUS.

As cápsulas recolhidas seguem para reciclagem: os invólucros de plástico ou alumínio são reaproveitados para a produção de novos objetos, e a borra de café é transformada em composto orgânico para fertilização agrícola, promovendo assim a valorização integral deste resíduo.

O projeto de recolha de cápsulas está amplamente enraizado em Guimarães, com pontos de recolha acessíveis em juntas de freguesia, supermercados, instituições e empresas, permitindo que todos os consumidores contribuam ativamente para a sustentabilidade ambiental do território.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho