Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Vizela articula medidas com agrupamentos escolares
Póvoa de Lanhoso renova galardão de Município Amigo do Desporto

Vizela articula medidas com agrupamentos escolares

Pau Capell no Trans Peneda-Gerês

Vizela articula medidas com agrupamentos escolares

Vale do Ave

2021-01-22 às 13h13

Redacção Redacção

A Câmara Municipal está também a articular com os agrupamentos as escolas que irão manter-se abertas para acolhimento para crianças com idade igual ou inferior a 12 anos, filhos de pais que trabalham em serviços essenciais, assim como a manutenção das atividades para crianças com necessidades educativas especiais que não serão interrompidas.

No seguimento do anúncio do encerramento das escolas, a Câmara Municipal de Vizela reuniu ontem com os Agrupamentos de Escolas, para avaliar as medidas de apoio a implementar para superar o encerramento dos estabelecimentos de ensino.

Assim, à semelhança do realizado na primeira vaga, a Câmara Municipal vai continuar a apoiar as famílias carenciadas que manifestarem essa necessidade junto dos Agrupamentos, no serviço das refeições aos alunos, sendo que as cozinhas continuam a funcionar, em regime de take-away, para levantar as refeições dos alunos carenciados, que manifestem essa vontade e façam a respetiva marcação.

A Câmara Municipal está também a articular com os agrupamentos as escolas que irão manter-se abertas para acolhimento para crianças com idade igual ou inferior a 12 anos, filhos de pais que trabalham em serviços essenciais, assim como a manutenção das atividades para crianças com necessidades educativas especiais que não serão interrompidas.

Na reunião foi também decidido, caso daqui a 15 dias regresse o ensino à distancia, que a Câmara, à semelhança do que aconteceu na primeira vaga, vai disponibilizar tablets, computadores e acesso à Internet aos alunos carenciados, e aos professores, para que estes possam acompanhar as atividades letivas em casa durante o período de encerramento das escolas devido ao Covid-19, para garantir o ensino à distância a todos os alunos durante a pandemia, promovendo a igualdade no acesso à educação.

Caso esse contexto se venha a verificar, a Câmara Municipal vai também reativar o portal AEC’s Vizela (aeconline.cm-vizela.pt), uma página de Internet criada para dinamizar de forma não presencial as aulas das atividades extracurriculares dos Agrupamentos de Escolas de Vizela e de Infias, com o objetivo principal é partilhar ideias e possíveis atividades a realizar pelos alunos, durante este período de encerramento das escolas e de isolamento social.

Assim, e cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, e tendo em atenção a situação evolutiva do COVID-19, a Câmara Municipal tem privilegiado esta vertente, promovendo medidas de desenvolvimento da educação, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho.

Também tendo em atenção o encerramento das escolas e consequentemente falta de atividade das associações de pais, e atendendo à suspensão das transferências, a Câmara Municipal vai assegurar, tal como aconteceu na primeira vaga, em caso de aplicação do lay-off aos trabalhadores, o salário de todos os funcionários das Associações de Pais, sendo que parte será pago pela Segurança Social, e a parte que caberia às Associações de Pais, será assumida pela Câmara Municipal.

Assim, e tendo em atenção a situação evolutiva do COVID-19 e perante os desafios que os tempos atuais nos colocam, impõe-se um reforço dessa colaboração, a bem das crianças e jovens do Município de Vizela e a bem do futuro de Vizela.

Estas medidas vêm juntar-se a um conjunto de outras medidas complementares que a Câmara Municipal tem vindo a adotar, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, e com o objetivo de salvaguardar o interesse público municipal.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho