Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Vizela celebra semana da leitura
Programa ´Descentrar´ promove património cultural de Braga

Vizela celebra semana da leitura

Apelos à responsabilidade com desconfinamento parado

Vizela celebra semana da leitura

Vale do Ave

2021-05-10 às 19h12

Redacção Redacção

Assim, de 10 a 16 de maio, a Semana Concelhia de Leitura apresenta um programa envolvendo alunos, professores e comunidade em geral, com o mote associado ao Ambiente, com atividades diversas, como encontros com escritores, contadores de histórias, leituras, poesia, dramatizações, exposições, teatro, concursos online, entre outros, a ter lugar online, para as diversas escolas do Concelho.

A Câmara Municipal de Vizela, através da Biblioteca Municipal vai promover a Semana Concelhia de Leitura de 10 a 16 de maio em parceria com os Agrupamentos e a Rede de Bibliotecas Escolares, com uma vasta série de iniciativas para a promoção do livro, da leitura e da escrita.

A abertura oficial da iniciativa teve lugar esta manhã, na EB 2,3 Infias e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, da Vereadora da Educação e dos Presidentes dos Agrupamentos de Escolas de Vizela e de Infias.

Assim, de 10 a 16 de maio, a Semana Concelhia de Leitura apresenta um programa envolvendo alunos, professores e comunidade em geral, com o mote associado ao Ambiente, com atividades diversas, como encontros com escritores, contadores de histórias, leituras, poesia, dramatizações, exposições, teatro, concursos online, entre outros, a ter lugar online, para as diversas escolas do Concelho.

Há também atividades dirigidas ao público em geral, com destaque para a Exposição Livros Abertos, que acontecerá também online.

O objetivo principal desta semana, é sempre dar visibilidade à leitura e à escrita, como preponderantes nos percursos de vida dos cidadãos.

Na sua intervenção, o Sr. Presidente da Câmara Municipal destacou a estratégia integrada da Câmara Municipal de promoção do livro, da leitura e das literacias, no âmbito do PLANO MUNICIPAL DE LEITURA DE VIZELA, destacando as seguintes iniciativas:

· ‘BIBLIOTECA SOBRE RODAS’: uma lógica de reinvenção dos serviços da Biblioteca Municipal, de forma a manter-se próxima dos seus utilizadores; uma lógica descentralizadora, e em estreita articulação com as juntas de freguesia, e com o intuito de incutir o gosto pela leitura, junto da população vizelense, independentemente da sua idade, condição económica ou social; aquisição de uma carrinha, que foi devidamente adaptada para o efeito e que irá percorrer todas as Juntas de Freguesia do nosso Concelho, para que, desta forma, todas as pessoas possam proceder à requisição dos livros diretamente;

· “LIVRO NA MÃO SEM PAGAR UM TOSTÃO” - adequar a coleção da biblioteca às necessidades de informação/ formação / recreação da comunidade que serve. Queremos que os vizelenses tenham uma palavra a dizer acerca dos livros que colocamos nas estantes da biblioteca, que nos sugiram livros ou outros documentos para que a coleção se renove sempre tendo em conta os interesses de quem serve.

· REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À EDIÇÃO LOCAL - fomentar a edição de obras, de escritores vizelenses, que contribuam para o conhecimento de Vizela nas mais variadas vertentes, histórica, social, económica, cultural, entre outras, e de obras literárias, em verso ou em prosa, de autores nascidos ou residentes no concelho de Vizela.

· “FAZ-TE AO LIVRO” - campanha local de promoção do livro e da leitura junto da comunidade em geral e dos alunos em particular. Procura-se, através do exemplo e do aconselhamento de livros por figuras destacadas da comunidade, e de professores, em contexto escolar, encorajar e motivar para a leitura. Desenvolvida em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Vizela.

Assim, e cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho