Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Vizela é cidade Natal até 6 de Janeiro
Fé chama fiéis à Igreja de S. Sebastião

Vizela é cidade Natal até 6 de Janeiro

‘Cantar as Janeiras’ é sucesso em S. Victor

Vizela é cidade Natal até 6 de Janeiro

Vale do Ave

2019-11-13 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Várias iniciativas, desde um Mercadinho de Natal à Pista de Gelo, passando pelo Comboio de Natal e eventos, prometem atrair milhares de pessoas ao concelho, entre o Natal e o Dia de Reis.

O centro de Vizela acolhe, entre os dias 7 de Dezembro e 6 de Janeiro do próximo ano, várias iniciativas lúdico-culturais. Trata-se da iniciativa ‘Vizela Cidade Natal’ que tem como finalidade dinamizar a economia local.
“Estamos a tentar dinamizar Vizela, numa altura do ano de enorme importância comercial e de afectos. Por outro lado, é uma festa que é feita para os vizelenses e pelos vizelenses. É um evento que marcará o mês de Dezembro e que vai dar dinâmica e projecção regional e nacional”, declarou Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, na sessão de apresentação da iniciativa realizada ontem.
Um dos eventos em destaque é a pista de gelo, que à semelhança do ano passado será coordenada pelos Bombeiros Voluntários de Vizela (BVV). Apesar de paga pelo Fórum Vizela, a pista de gelo vai gerar receitas para os BVV, já que metade do valor de cada entrada reverte a favor da corporação. No ano passado frequentaram este espaço cerca de oito mil pessoas.

A iniciativa ‘Vizela Cidade Natal’ inclui ainda um Mercadinho de Natal (na Praça da República), a Casa do Pai Natal, iluminações de Natal em várias ruas, Animação de Natal e um Comboio de Natal.
A novidade deste ano é a existência de um carrocel de Natal.
A presença de duas estações de televisão (Porto Canal e a TVI) também esta programada.

Além da Câmara Municipal de Vizela e dos BVV, a animação natalícia conta com a colaboração da Associação Comercial e Industrial de Vizela (ACIV) e de mais de 20 associações e instituições do concelho.
“ São 30 dias de animação, que apanha todo o período do Natal, da Passagem de Ano e também os Reis. Vamos criar condições para conseguir albergar as mais variadas instituições do concelho”, revelou Victor Hugo Salgado.
A cerimónia de abertura da iniciativa ‘Vizela Cidade Natal’ está agendada para as 11 horas do dia 7 de Dezembro. Segue-se um concerto de Natal pelas 16.30 horas e a ligação das luzes de Natal pelas 17.30 horas.
No dia seguinte, o destaque vai para a Parada de Natal, com mais de 100 participantes.

O presidente da Real Associação Humanitária dos BVV, José Pires, mostrou-se satisfeito pela corporação poder “fazer parte da vida dos vizelenses” no período de Natal, e que a verba arrecadada com a pista de gelo “tem um valor simbólico mas importante para a corporação.”
A ACIV, pela voz do presidente destacou que “o comércio local tem beneficiado” com a animação de Natal” e lançou um apelo: “Que os vizelenses colaborem com o comércio local.
O representante do Fórum Vizela realçou que “a parceria com a Câmara Municipal de Vizela é importante porque Dezembro é um mês de excelência comercial. A programação do ano passado traduziu-se numa satisfação geral dos logistas”.
O presidente da Assembleia Municipal de Vizela, frisou que o evento vai colocar “Vizela no mundo por boas razões” e que representa “um grande orgulho” para Vizela.

Bolinhol com promoção própria

A iniciativa ‘Vizela Cidade Natal’ vai servir, também, para promover o concelho o concelho. Uma promoção que destaca um dos produtos tradicionais vizelenses: o Bolinhol.
“Neste dia (7 de Dezembro), e porque queremos dar as boas-vindas ao Natal, de uma forma muito própria, vamos ter, para além de um concerto de Natal (às 16.30 horas) e da ligação oficial da iluminação de Natal, uma tenda, durante este fim-de-semana (7 e 8 de Dezembro) uma tenda onde vai ficar uma apresentação do Bolinhol de Vizela e do vinho verde. Na realidade, vai ser um fim-de-semana que tem de ganhar força e expressão com alguma identidade. Nessa tenda vão estar os quatro produtores de Bolinhol do concelho”, indicou Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela.

Recorde-se que o Bolinhol foi eleito uma das Sete Maravilhas Doces de Portugal, no passado dia 7 de Setembro, tendo-se destacado de entre 907 doces apresentados a concurso.
Conhecido também pelo Pão-de-Ló Coberto de Vizela, o Bolinhol caracteriza-se pelo facto de ser cozido numa forma rectangular, e pela cobertura feita em açúcar em ponto, colocada assim que o bolo sai do forno. Inicialmente seria embrulhado em linho rústico, para evitar que secasse.
O doce, criado no século XIX, ‘casa’ na perfeição com o vinho verde produzido em várias quintas e adegas do concelho, e que integram a Região dos Vinhos Verdes. O Branco Loureiro, o Branco Alvarinho e o Branco Trajadura são algumas das castas produzidas no concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.