Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Vizela distribui mais 100.000 máscaras e 20 máquinas dispensadoras no concelho
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Vizela distribui mais 100.000 máscaras e 20 máquinas dispensadoras no concelho

Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

Vizela distribui mais 100.000 máscaras e 20 máquinas dispensadoras no concelho

Vale do Ave

2020-09-29 às 14h14

Redacção Redacção

Estas medidas, para além de ser relevante do ponto de vista da saúde pública, trata-se, acima de tudo de uma ação de sensibilização para o uso da máscara, de forma a que população se consciencialize das medidas de proteção a adotar, evitando a transmissão da doença na nossa comunidade.

Citação

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Assim, e tendo em atenção a evolução da pandemia de Covid-19, e face à Declaração do Estado de Contingência, a Câmara Municipal elaborou um novo Plano de Contingência para esta nova fase, tendo em atenção as condicionantes de regresso de férias, regresso às aulas, o estado de contingência e a evolução da situação epidemiológica.

De destacar que desde o início desta pandemia que a Câmara Municipal de Vizela sempre defendeu a importância do uso da máscara, mesmo quando a DGS ainda não o recomendava, tendo inclusive realizado uma campanha de sensibilização para o uso de máscara, e que foi retomada nesta fase, reiterando a importância do uso da máscara e informando sobre a forma correta de as usar, em especial a metodologia de colocar a máscara e tirar.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal adquiriu recentemente 100.000 máscaras a uma empresa do Concelho, máscaras certificadas e produzidas em Vizela, estimulando também, desta forma, a economia local.

A Autarquia vai assim, instalar 20 máquinas dispensadoras de máscaras, num total de cerca de 40.000 máscaras produzidas no concelho de Vizela, que serão distribuídas pelos edifícios municipais e pelas freguesias, e que foram ontem, simbolicamente, entregues aos presidentes das Juntas de Freguesia.

Estas máquinas dispensam packs de duas máscaras, com um custo de 0,50€ e cuja receita reverte a favor das IPSS do Concelho, uma medida que, para além de ajudar as instituições sociais do Concelho, visa também ajudar a população no acesso ao material de proteção.

A esta medida vem juntar-se o reforço da distribuição de máscaras, com uma nova distribuição de 60.000 máscaras pela população, cuja entrega está a ser efetuada pelos CTT, num kit composto por quatro máscaras e um folheto de como as utilizar corretamente, que será distribuído por todas as habitações do Concelho.

Este reforço de kits de máscaras será também entregue nas juntas de freguesia, pelo que os munícipes que não recebam as máscaras nas suas habitações podem dirigir-se à sua junta de freguesia para efetuar o levantamento das mesmas.

Estas medidas, para além de ser relevante do ponto de vista da saúde pública, trata-se, acima de tudo de uma ação de sensibilização para o uso da máscara, de forma a que população se consciencialize das medidas de proteção a adotar, evitando a transmissão da doença na nossa comunidade.

A Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no Concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento,efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho