Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Vários incêndios assolam o Minho
AEB defende valorização dos Parques Industriais de Braga

Vários incêndios assolam o Minho

Vitória SC de pontaria afinada em jogo de treino com a AD Fafe

Vários incêndios assolam o Minho

Casos do Dia

2024-09-15 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Em Braga, um incêndio em Sequeira causava enorme apreensão à população e empresários devido à aproximação das chamas a habitações e uma zona industrial. Fafe e Famalicão registavam também incêndios preocupantes.

Citação

Três incêndios no distrito de Braga figuravam ontem, ao final do dia, entre as principais ocorrências registadas pela Protecção Pivil no país. Deflagram todos ao início da tarde, nos con- celhos de Famalicão, Fafe e Braga.
Em Braga, o alerta para o incêndio que deflagrou em Sequeira, no Monte das Caldas, foi dado pelas 15.35 horas. O fumo negro e intenso que dele resultava rapidamente cobriu parte da cidade e deixou em alerta a população, mas também empresários, uma vez que as chamas se aproximavam de habitações e de uma zona industrial.
O cheiro intenso a fumo e as cinzas espalharam-se por vários quilómetros, manchando a tarde solarenga.

Pelas 19.30 horas, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o incêndio de Sequeira estava activo e era combatido por 89 operacionais, apoiados por 26 viaturas e um meio aéreo.
Em Fafe, o incêndio para o qual foi dado o alerta pelas 15.07 horas, estavam empenhados, ao final da tarde, 103 operacionais, apoiados por 31 viaturas e dois meios aéreos. As chamas deflagraram na zona de Soutelo, na União de Freguesias de Agrela e Serafão.
Em Famalicão, era em Vermoim que estavam concentrados 64 operacionais, apoiados por 17 viaturas. Combatiam as chamas que deflagraram, segundo a pagina da ANEPC por volta das 15.04 horas
Ontem, a ANEPC apelou a todos para cuidado especial com ignições nos próximos dias devido a previsões de condições meteorológicas favoráveis à propagação de incêndios.

Na sede da ANEPC, em Oeiras, o comandante nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, revelou que foi accionado o estado ‘laranja’ de prontidão dos meios desde ontem e até segunda-feira devido a previsões meteorológicas que prevêem a diminuição da humidade relativa no ar e a existência de vento nos próximos dias. O responsável destacou que desde segunda-feira têm aumentado de dia para dia o número de ignições, sobretudo nocturnas, pelo que pediu especial cuidado da população nos próximos dias. As regiões mais afectadas têm sido o Centro e o Norte do continente.

*Com LUSA

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho