Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Xana Abreu arranca amanhã com o projeto de residências artísticas "Amar o Minho",
Quadros bíblicos são “marca identitária” dos Passos de Celeirós

Xana Abreu arranca amanhã com o projeto de residências artísticas "Amar o Minho",

Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

Xana Abreu arranca amanhã com o projeto de residências artísticas ´Amar o Minho´,

Vale do Ave

2020-06-03 às 16h00

Redacção Redacção

A partir de sexta-feira, a artista estará em Vila Nova de Famalicão, onde desenvolverá uma intervenção num mural em espaço público, que será inaugurado durante a primeira quinzena do mês.

Citação

A artista plástica Xana Abreu dá o pontapé de saída ao projeto das residências artísticas “Amar o Minho”, uma iniciativa promovida pelo consórcio MINHO INOVAÇÃO, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Cávado e do Ave, que lança mais uma iniciativa de promoção da cultura, dos artistas e do turismo sob a marca “AMAR O MINHO”, com o apoio do Norte 2020 e dos FEEI. O projeto, inédito em Portugal, cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas três CIM da região, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.

A partir de sexta-feira, a artista estará em Vila Nova de Famalicão, onde desenvolverá uma intervenção num mural em espaço público, que será inaugurado durante a primeira quinzena do mês.

Neste momento e face à pandemia que ainda atravessamos, o projeto, que envolve dezenas de artistas, reveste um especial significado na medida em que constitui uma forma de os Municípios do Minho apoiarem a comunidade artística, ao longo de mais um ano de duração do projeto. Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery, será a curadora responsável pelas áreas da arte em espaço público, artesanato e fotografia, cabendo a António Rafael, membro da banda Mão Morta, a curadoria dos projetos na área da música, dança e literatura.

Do Alto Minho ao Ave, passando ainda pelo Cávado, o programa inclui artistas, nacionais e estrangeiros, que, até junho de 2021, vão habitar o território e recriá-lo em projetos de arte em espaço público, artesanato, fotografia, música, dança e literatura. O Programa de Residências Artísticas foi revisto, em plena pandemia, e adaptado às exigências do combate à propagação do COVID-19, apresentando-se como um caminho para dinamizar a programação cultural neste tempo novo e, em alguns casos, colmatar vazios de programação que acontecerão inevitavelmente nos municípios durante este Verão. A iniciativa procura também responder à situação de emergência social que a comunidade artística está a viver, uma das mais afetadas pela crise pandémica, proporcionando a alguns criadores oportunidades imediatas de trabalho. Alguns dos artistas convidados farão residência em mais do que um município, potenciando pontos de contacto no território.

Após a intervenção da artista plástica Xana Abreu, em Vila Nova de Famalicão, segue-se a pintora Mónica Mindelis que, em Guimarães, vai desenvolver uma pintura mural inspirada na coleção do Centro Internacional de Artes José Guimarães, trazendo desta forma, o museu para a rua. A inauguração da obra de arte, também em espaço público, será inaugurada no dia 24 de junho.

O programa cultural “Amar o Minho” conta ainda com o trabalho de Rodrigo Amado, que estará em residência artística, em Mondim de Basto, com um projeto de fotografia durante a primeira quinzena de julho.

A convite dos municípios de Fafe e de Esposende, o artista vimaranense Luís Canário Rocha estará em residência artística para desenvolver duas obras de arte a inaugurar em pleno mês de agosto. Em Fafe, o artista assinará uma instalação artística inspirada nos brasileiros “torna viagem” e na arquitetura das habitações dos mesmos, que será inaugurada no Dia do Emigrante, festividade anualmente assinalada pelo município. No caso de Esposende, Luís Canário Rocha propõe uma intervenção em espaço público inspirada no mar e nas suas gentes que será inaugurada no dia 19, integrando as celebrações do dia do município.

A importância histórica e cultural da atividade olárica e cerâmica em Barcelos dá o mote ao desafio lançado à artista Ana Almeida Pinto, que concetualizará e criará, em parceria com artesãos locais, uma obra para o Museu da Olaria, desenvolvida a partir da olaria enquanto técnica artesanal. O resultado poderá ser visto durante a primeira quinzena de setembro.

“Amar o Minho” faz-se também de literatura e ainda durante o mês de setembro, o município de Terras de Bouro abre o coração do Gerês para receber a escritora Filipa Martins, que certamente se inspirará nas frondosas paisagens do Gerês e na frescura do Rio Caldo, tal como Ramalho Ortigão e outros dos maiores vultos da literatura portuguesa o fizeram.

O périplo deste projeto artístico e cultural em rede chega em outubro à Póvoa de Lanhoso, onde Patrícia Oliveira criará uma obra de arte para espaço público, que será também uma homenagem à filigrana. A criação artística será desenvolvida em articulação com artesãos e outros profissionais que trabalham a filigrana e ficará para o espólio do município.

Ainda em outubro, e em pleno coração do Minho, Mónica Mindelis regressa às residências artísticas para produzir uma obra de arte para Vila Verde, a partir da técnica e da imagética dos Lenços de Namorados. A iniciativa estará integrada na 11ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.

Em novembro, a música assume lugar de destaque naquele que é o maior projeto em rede de residências artísticas desenvolvido em Portugal. Ponte de Lima é assim o anfitrião da residência artística de André Henriques, membro da banda Linda Martini e nome incontornável no panorama da música portuguesa da atualidade. Reconhecido pelo cuidado na escrita de canções, pela forma como subverte os alicerces da música pop, e o seu constante namoro com o fado e a canção portuguesa, o artista promete conquistar corações até à última sílaba.

O último quadrimestre de 2020 conta ainda com a residência artística de Miguel Pereira, que desenvolverá em Ponte da Barca um projeto de bailado em parceria com a escola de ballet local, e de Xana Abreu que viaja até Melgaço para desenvolver um projeto de arte em espaço público, naquele que é o município mais setentrional do país.

Os municípios de Amares, Arcos de Valdevez, Braga, Cabeceiras de Basto, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira e Vizela acolherão os artistas e respetivas residências artísticas durante o primeiro semestre de 2021.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho