Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
XXI Gala do Desporto da UMinho distingue Federação Portuguesa de Futebol
Relação mantém 8 anos de prisão para homem que abusou de crianças usando redes sociais

XXI Gala do Desporto da UMinho distingue Federação Portuguesa de Futebol

Solutions30 investe 600 mil euros e inaugura novo espaço em Viana do Castelo

XXI Gala do Desporto da UMinho distingue Federação Portuguesa de Futebol

Ensino

2022-10-02 às 23h23

Redacção Redacção

Distinção Especial reconhece a relevância da cooperação entre as duas instituições.

Citação

A Universidade do Minho (UMinho) vai entregar uma distinção especial à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esta segunda-feira durante a 21.ª Gala do Desporto. Na cerimónia, que acontece a partir das 18h30 no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço, Braga), a entidade será reconhecida pela parceria profícua que tem mantido com a instituição minhota ao longo dos últimos anos.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desempenha um papel muito ativo na mudança do paradigma desportivo nacional através do desenvolvimento de projetos que visam a conciliação da formação escolar e desportiva de jovens atletas e a formação pós-graduada de quadros altamente especializados. Ao longo dos anos tem demonstrado grande sensibilidade e disponibilidade para se envolver e dinamizar a componente universitária das modalidades que estão sob a sua égide.
Durante mais de duas décadas tem existido uma forte ligação entre a Universidade do Minho e a FPF. Resultante desta parceria de sucesso foram organizados na Universidade do Minho quatro Campeonatos Internacionais na modalidade de Futsal, um campeonato Europeu Universitário em 2019 e três Campeonatos Mundiais Universitários em 1998, 2012 e 2022. Num ano marcado pela organização do mais recente Campeonato Mundial Universitário de Futsal, em Braga e Guimarães, tornou-se, mais uma vez, evidente a importância do envolvimento da FPF enquanto instituição parceira.
A cerimónia contará com os discursos do reitor, Rui Vieira de Castro, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, do administrador dos SASUM, António Paisana, do presidente da Associação Académica da UMinho (AAUMinho), Duarte Lopes e do presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) André Reis.



Há 21 anos a homenagear os feitos desportivos na UMinho

A Gala do Desporto da UMinho irá servir, uma vez mais, para reconhecer e enaltecer a importância do desporto universitário no seio da UMinho, homenageando estudantes-atletas que alcançaram lugares de “PODIUM” nas Competições Desportivas Universitárias na época desportiva 2021/2022.
Na corrida aos galardões de 2022 estão 20 personalidades, cinco nomeados em cada uma das categorias a concurso (treinador do ano, atleta masculino do ano, atleta feminina do ano e atleta percurso desportivo).
Eduardo Fernandes, Maria Mimosa, João Peixe, Manuel Gomes e Suraj Maugi são os nomeados para a categoria de “Treinador do Ano”; Tomás Lopes, Rafael Simões, Tiago Alves, José Silva e Paulo Pereira são os nomeados para “Atleta Masculino do Ano”; Sofia Oliveira, Eva Monteiro, Inês Silva, Francisca Martins e Tamila Holub são as nomeadas para “Atleta Feminina do Ano”; e Margarida Valentim, João Lopes, Rui Rolo, Ana Coelho e Ricardo Coelho, são os nomeados para a categoria de “Atleta Percurso Desportivo”.
A Gala deste ano irá ainda enaltecer a dedicação e esforço dos 306 estudantes que participaram nas provas desportivas nacionais universitárias e que conquistaram 80 medalhas (20 de ouro, 29 de prata e 31 de bronze).
A Gala será apresentada por Daniel Vieira da Silva.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho