Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Zet Gallery e Município de Braga apresentam “BeO_BRAGA EM OBRAS”
Diversidade Cultural à mesa em Famalicão de 20 a 23 de maio

Zet Gallery e Município de Braga apresentam “BeO_BRAGA EM OBRAS”

Prémios Viana de Lima distinguem mérito de alunos de Belas Artes e Arquitectura

Zet Gallery e Município de Braga apresentam “BeO_BRAGA EM OBRAS”

Braga

2021-05-01 às 15h00

Redacção Redacção

Projecto integrado na Capital da Cultura do Eixo Atlântico é pioneiro em Portugal na inventariação de obras de arte em espaço público.

A Zet Gallery em parceria com o Município de Braga apresenta, no próximo dia 4 de Maio, às 15 horas, o “BeO_Braga em Obras”, um projecto de inventariação, catalogação e sinalética das obras de arte em espaço público no concelho de Braga, referentes aos séculos XX e XXI. Sessão ocorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.

A sessão conta com a presença de Lídia Brás Dias, vereadora da Cultura do Município de Braga, Helena Mendes Pereira, directora da Zet Gallery e que assumiu, neste projecto, a curadoria editorial e a redacção dos textos, Bárbara Forte, da equipa Zet Gallery, que assina o design e a co-curadoria editorial do livro, e Hugo Delgado, responsável pela fotografia artística do projecto, e realiza-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga, com transmissão em directo nas redes sociais do Município de Braga e da Zet Gallery.

O projecto, pioneiro em Portugal, catapulta Braga como a primeira cidade do país a ter todas as suas obras de arte em espaço público inventariadas e catalogadas e com sinalética uniformizada.

O projecto inclui ainda a publicação de um livro, com curadoria editorial de Bárbara Forte e Helena Mendes Pereira, fotografias de Hugo Delgado, prefácio de Lídia Brás Dias, textos de Helena Mendes Pereira, curadora da Zet Gallery e professora da Universidade do Minho, e de Nilo Casares, curador e investigador galego convidado, uma vez que a iniciativa está inserida na Capital da Cultura do Eixo Atlântico.

O livro inclui imagens e textos sobre a totalidade das obras de arte em espaço público no concelho de Braga, com conteúdos disponíveis em três idiomas, nomeadamente português, inglês e galego.

No mesmo dia, será inaugurada simbolicamente SUNRA, um painel de azulejos assinado pelo artistas luso-angolano Francisco Vidal, cuja execução também se insere no projecto “BeO_Braga em Obras”.

De acordo com a curadora, “cada obra conta uma história, a do seu autor e a do seu propósito, contexto ou homenageado. Braga, cidade milenar, revela-se e deixa-se descobrir. BeO, nomenclatura que brinca com a fama da cidade como cluster da construção civil, é, assim, sobre outras obras, sobre outras construções: as simbólicas e as transcendentais”, acrescentando ainda que o projecto pretende “despertar nos públicos, sobretudo nos locais, um novo interesse pela (re)descoberta e valorização do espaço público”.

Por questões relacionadas com o actual contexto pandémico, a confirmação de presença tem de ser antecipada, no sentido de se garantirem as recomendações exigidas pela Direcção Geral de Saúde.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho