Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Zénite: a avioneta sonhadora em tempos de incerteza
Famalicão “cruza fronteiras” para encontrar soluções nos desafios futuros

Zénite: a avioneta sonhadora em tempos de incerteza

Campo de Jogos da Freguesia de Turiz está a ser requalificado

Zénite: a avioneta sonhadora em tempos de incerteza

Braga

2020-09-20 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Foi inaugurada ontem ‘Zénite’: uma avioneta monumental que personifica o tempo de sonho no campus dstgroup. Da autoria de Miguel Palma que dá a conhecer o seu trabalho na Zet Gallery.

Apaixonado por aviões que lhe despertam sentimentos de “saída para o sonho, de partida e de chegada”, José Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup e fundador da zet gallery, concretizou ontem mais um ‘sonho’ com a inauguração de ‘Zénite’, uma avioneta monumental que personifica o tempo de sonho no campus dstgroup.
“Estamos a viver um tempo e um momento novo. Um momento que não pressupõe gerir risco e isso nós sabemos fazê-lo, nós não sabemos é gerir incerteza”, disse ontem aos jornalistas José Teixeira, no momento inaugural de Zénite, realçando que obras como esta “são ferramentas que servem de alimento, fornecem energia à nossa alma para nos entendermos. É uma espécie de loucura para não enlouquecermos. Nós trazemos a beleza para o campus para substituir os fármacos. Biologicamente, desperta em nós sentimentos positivos de amizade, de beleza, de nobreza de espírito”.

Parafraseando o verso de Manuel Alegre “Eu sou tu, tu és eu...”, José Teixeira afirmou que “esta pandemia vem confrontar-nos com essa inevitabilidade. Enquanto a economia pode sobreviver quando alguém falha ou é menos não produtivo. Se alguém falha nesta pandemia, rompe com o sistema todo. Nós utilizamos a mensagem que chega mais facilmente, sai dos cânones, esta mensagem da arte e da cultura para chegar aonde queremos”.
O presidente do conselho de administração do dstgroup destaca a dimensão económica. “Nós temos cerca de mil obras de obras do campus do dstgroup. Este nosso espólio funciona, muitas vezes, como acelerador de negócio para os nossos clientes que visitam o campus. A nossa economia é fundada na cultura que é a nossa marca, a nossa alma e tem dado resultado”.

José Teixeira deixou também o alerta aos empresários para o “momento dos que não podem têm que ajudados. Através da arte em nossa casa nós estamos a resolver um problema dos artistas, se comprarmos livros estamos a resolver problemas dos escritores, para além do benefício interior que tiramos disso. Queremos dar esse sinal”.

A inauguração de Zénite foi o ponto de partida para a exposição ‘Protótipos: mecanismos de ensaio’, que apresenta oito trabalhos antigos do artista Miguel Palma, produzidos entre 2007 e 2019, alguns quase inéditos, e um conjunto de desenhos e esculturas produzidos, propositadamente, para o espaço da zet gallery. “É um trabalho que faz a ponte entre a arte e tecnologia. A exposição vem na sequência da inauguração desta peça e outras mais recentes ligadas ao sonho, de uma imagem que fica suspensa no ar e em que nós acreditamos”, explicou Miguel Palma.

A exposição apresenta um “conjunto de novas obras que acompanham o processo de construção de Zénite, como desenhos e quase duas dezenas de esculturas de dimensão pequena e média, concebidos propositadamente para a exposição e, ainda, uma obra de maior porte cujo esquiço objectual integra o motor da avioneta que desmembramos para deixar voar em nós, dst’s, os sonhos acordados com um tempo do futuro mais próximo dos abraços que nos foram vedados”, explica Helena Mendes Pereira, directora e curadora da galeria, deixando o repto às famílias para levarem as crianças à exposição que “desafia os limites da imaginação”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho